top of page

Comunicando com Eficiência

  • Foto do escritor: ICADHU
    ICADHU
  • 26 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

A comunicação é uma habilidade inerente a todos nós, seres humanos. Somos capazes de nos expressar e compreender o que falamos uns com os outros, além de refletir sobre essas interações.


Essa capacidade de comunicar e entender permite a articulação de ideias e a convivência em sociedade de maneira livre, mas organizada por regras de civilidade. Assim, podemos expor nossos pensamentos e obter respostas para aquilo que expressamos.


De maneira simplificada, comunicação é a troca de informações entre duas ou mais pessoas. No entanto, ela não se limita à fala. Existem outras formas de nos comunicar e nos fazer entender:


  • Linguagem corporal

  • Expressões faciais

  • Escrita

  • Observação

  • Escuta atenta



A Comunicação no Ambiente Empresarial


No contexto empresarial, todos os fatores mencionados desempenham um papel crucial. Para que a comunicação seja positiva e assertiva, é preciso mais do que simples diálogos.


A atenção à forma de falar e de se expressar é essencial. Dessa maneira, promove-se uma comunicação clara e não-violenta entre os colaboradores.


Você já trabalhou em uma organização onde a comunicação entre os membros não era eficiente? Ou, mesmo sendo considerada "eficiente", não acontecia de forma agradável e esclarecedora?


É importante ter cuidado com:


  • Escolha das palavras durante um feedback

  • Postura corporal

  • Gestos e expressões que podem gerar mal-entendidos


Ao evitar esses erros, reduz-se o risco de ruídos na comunicação e aumenta-se a eficácia na transmissão da mensagem.


Benefícios de uma Comunicação Eficiente


Com atenção e cuidado, é possível conquistar benefícios importantes, como:


  • Tornar-se um líder melhor

  • Aumentar o networking

  • Ter uma equipe mais engajada

  • Agilidade nas tomadas de decisão

  • Assertividade na distribuição de tarefas

  • Respostas e resultados mais rápidos


Pequenos detalhes fazem toda a diferença na comunicação interna. Equipes que desenvolvem essas habilidades têm mais chances de alcançar resultados positivos.



Como Melhorar a Comunicação na Sua Empresa


Quer aprimorar a comunicação entre seus colaboradores e obter resultados ainda melhores?

Entre em contato com o Icadhu e descubra como podemos ajudar.


Eu sou Horácio Neto, Agente de TransformAção do ICADHU.

Até o próximo artigo!

 
 
 

Comments


bottom of page